PalcoN: ideias que comunicam

Quer falar em público com estratégia e impacto?

Alguma vez você já precisou falar em reuniões, palestras ou cursos e ficou inseguro ou se frustrou? Isso pode ficar no passado. Se precisa falar com frequência, mas é um sacrifício, transforme esse momento em conquista e sucesso. Caso tenha experiência e busque a excelência, o curso também foi feito para você.

Desenvolva um dos soft skills mais procurados nos profissionais de hoje e do futuro!

O Fórum Econômico Mundial, as grandes consultorias internacionais de gestão, os especialistas em carreira e liderança são unânimes em dizer que falar bem em público, ter visão estratégica, criatividade, liderança e inovação são soft skills essenciais para os profissionais do futuro. Você pode ser um deles, independente da idade, do gênero ou da área de atuação.

PalcoN é um curso prático, repleto de dinâmicas, vivências e ferramentas para você desenvolver suas habilidades, competências e atitudes para se expressar em público, de forma criativa, impactante e bem sucedida.

O curso tem dicas e truques inspirados nos melhores palestrantes, professores e especialistas do mercado sobre: planejamento, dinâmica de placo, gestão do tempo, redução da ansiedade, interação com a plateia e storytelling. O participante desenvolverá narrativas inteligentes, criativas e eficazes.

Objetivos Gerais

Desenvolver as Competências, Habilidades e Atitudes em Oratória. Ao final do curso, você será capaz de definir claramente: os objetivos e efeitos residuais, a arquitetura de informação, o perfil de seu público, a estratégia narrativa, seu perfil de interação com a plateia e presença de palco.

Duração: 21h

Data e local

  • Data: 26/04/24, 27/04/24, 10/05/24 e 11/05/24 (04 encontros)
  • Horário: sexta-feira, das 19h às 22h e sábado, das 9h às 18h, com 1h30 de almoço.
  • Local: Plataforma Zoom. Ao se inscrever, você receberá o link da sala.

A inscrição e participação no curso dão direito a:

  • aula online (via Plataforma Zoom),
  • ao material da aula,
  • às ferramentas,
  • ao certificado (mediante participação integral ao curso),
  • a concorrer à vaga exclusiva e gratuita do Coach em Pitch de Impacto, individualizado: 3 encontros de 1h/cada, para aprofundar, ainda mais, suas competências, habilidades e atitudes.

Investimento

R$ 1.365,00 (valor cheio)

Descontos

  • Descontos especiais para parceiros e clientes
  • Alunos UFF
  • Alunos do Instituto Daudt

Consulte os valores pelo e-mail contato@eduardomurad.com.br ou WhatsApp (21) 98717-1507.

Formas de Pagamento

Débito, crédito, transferência bancária e PIX (04.091.775/0001-70 [CNPJ]).

O pagamento em cartão permite parcelar em até 6x, dependendo das condições de sua operadora bancária.

Público-alvo

  • Líderes organizacionais.
  • Profissionais liberais e consultores.
  • Influenciadores digitais.
  • Professores, palestrantes e pesquisadores.
  • Jovens profissionais em início de carreira que queiram se diferenciar no mercado.
  • Executivos e empreendedores.
  • Pessoas com interesse em expressar suas ideias de forma, clara, objetiva e impactante.
  • Coach, mentores, produtores culturais.
  • Mestrandos e doutorandos.

Programa do Curso

01. Conceitos introdutórios

  • A boa apresentação – elementos centrais.
  • A base comunicacional da apresentação (comunicação interpessoal).
  • Elementos culturais relevantes: adequação discursiva ao perfil do público.

02. Planejamento

  • Metodologia PalcoN: Propósito, Agentes de fala, Local e tempo, Contexto, Objetos temáticos, Narrativas.
  • Planejamento e roteirização da apresentação: análise dos conteúdos em função dos objetivos estratégicos da empresa: ordem temática.
  • Concisão e objetividade: definição do que é indispensável, importante e útil.
  • O Pitch Golden Circle.
  • Situações de fala: contexto e cotexto discursivo.
  • Perfil e interesses da plateia: grau de conhecimento, interesse, impacto e Perfil V.A.C (visual, auditivo e cinestésico).
  • Modelos de Pitch: Elevator Pitch, One-Sentence Pitch, Tweet Pitch, Pitch Deck, Pitch de Vendas, Pitch de Competição e PNL Pitch.

03. Design para apresentações e arquitetura de informação.

  • Arquitetura da informação.
  • Organização da informação.
  • Navegação.
  • Card sorting e prototipagem em papel.
  • Design focado no cliente. 

04. Dinâmicas, presença e geoposicionamento de palco.

  • Uso do espaço físico (posicionamento diante da plateia e do material de apoio, Uso dos recursos físicos do local da apresentação).
  • Movimentação no palco (geoposicionamento): reflexão, transmissão, passado, presente, futuro, conexão/empatia, autoridade.
  • Dinâmicas de interação, co-criação, engajamento/conexão, reflexão e prática

05. Uso da voz e gestos: paralinguagem e linguagem verbal.

  • Forma vs. conteúdo: a escolha da linguagem (verbal e não-verbal, coloquial e formal) em função da análise contextual das situações de fala.
  • Uso da voz (tom, ritmo, entonação, pausas/silêncios, modulação, respiração, significação e emoções).
  • Uso do corpo (linguagem não-verbal).
  • Micro expressões faciais.
  • Respiração e pausas.

06. Narrativas em oratória

  • A Jornada do Herói.
  • Roteiro e tipos de enredo.
  • Personagens, cenas, recursos estilísticos.
  • Seleção e estruturação de conteúdos: linear ou não linear.
  • Aberturas, fechamentos e CTA (call to action).

07. Perguntas e respostas: lidando com objeções.

08. Simulações e feedback.

Bibliografia

  • GALLO. Carmine. Ted. Falar, Convencer, Emocionar. Como se Apresentar Para Grandes Plateias. Saraiva.
  • ANDERSON, Chris. Ted Talks. O Guia Oficial do Ted Para Falar em Público. Intrínseca.
  • GALVÃO, Joni; ADAS, Eduardo. Superapresentações: como vender ideias e conquistar audiências. Panda Books.
  • WEINSCHENK, Susan. 100 Things Every Presenter Needs To Know About People. New Riders / Pearson Education.
  • KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. Cortez
  • GALLO. Carmine. Storytelling. Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança. HSM Editora.

Os professores

Eduardo Murad

Por acreditar que o grande diferencial competitivo das organizações é o seu capital humano, como Head Trainer adota múltiplas metodologias de treinamento e acompanhamento para dar suporte aos seus clientes a conquistarem os objetivos, de forma humanizada e estratégica.
Doutor em Comunicação (USP), Professor e Coordenador da Graduação de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF, há 24 anos trabalha com desenvolvimento territorial, empreendedorismo e liderança. Professional e Team Coach (SLAC). Facilitador e Mediador online, Storyteller.
Publicitário (UFF), Consultor de comunicação e marketing, implantou projetos de Team Building, Desenvolvimento de Lideranças, Comunicação de Impacto, Comunicação para Liderança e Negociação para empresas como Shell, VALE, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture, DNV, Geosoft, Projac – Globo/RJ, CSU, Andrade Gutierrez, IBGE, Queiroz Galvão, Engetec , Oi e Totvs.
É sócio consultor da Orgânica, Treinamento e Desenvolvimento, membro consultor do HUB757 e mediador dos PodCasts Desconstruindo e do Start Reputacional.

Ricardo Campos

Designer de corpo e alma, clarinetista de coração, remador de canoa havaiana, formado em Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual, especialista em Comunicação Organizacional pela UNESA e mestrando em Educação Superior na Universidad Nacional de Rosário – Argentina.
Há mais de 20 anos no mercado ja passou por diversas organizações e projetou para uma infinidade de tantas outras. Lecionou no IBMEC nas graduções de Propaganda e Marketing e Jornalismo, na Escola de Moda da UNESA nas disciplinas de Comunicação Visual, Processos Gráficos e Computação Gráfica, na Pós-Graduação de Projetos Web da UNESA, no SENAI Artes Gráficas lecionando Projetos Gráficos impresso e digital (com foco em Cultura Visual e Educação do Olhar). Diversas palestras na semana de moda Fashion Rio e Sócio no Ideia Café com inúmeros projetos com Luciano Tardin. Atualmente residindo em Saarbrücken – Alemanha desde 2017, desenvolve projetos germano/cariocas.

Depoimentos

Aline Lopes – Engenheira cartógrafa, M.Sc – IBGE

“O curso PalcoN me trouxe conhecimentos realmente valiosos. Eduardo Murad nos desafia, estimula e motiva em todas as atividades propostas com bom humor e competência.”

Lisiane Gonzaga – Executiva da área de Controle, Compliance e Riscos da Engetec Construções e Montagens.

“Fui estimulada a analisar a forma como me comunico e o quanto esta comunicação pode ser focada, com posicionamento claro e assertivo. É um aprendizado que poderei aplicar tanto na vida profissional como pessoal.”

João Bosco de Azevedo – Professor do Programa Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Professor Assistente do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-Diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

“Ao longo da minha carreira, a capacidade de falar em pública, seja para ministrar aulas, apresentar um artigo científico ou o desenvolvimento de um projeto, foi fundamental para garantir o pleno entendimento da mensagem a ser transmitida. Porém o salto na qualidade, nesta comunicação interpessoal, veio com a minha participação no curso, pois fortaleceu a necessidade de planejamento, roteirização, presença no palco e principalmente o despertar para a ideia de um contador de histórias.”

Chayana Leocádio – Mestre em Sistemas de Gestão, é professora, palestrante e atua coordenando equipes de gestão de projetos e processos.

“Saber fazder um bom pitch é crucial para quem atua com projetos e processos. O PalcoN me ajudou a encadear as ideias, roteirizar e fazer apresentações de forma muito mais técnica e com segurança. O Eduardo é extremamente solícito e gentil, dando atenção para cada participante em suas dificuldades.”

Fernanda Galvão – Jornalista, master coach e consultora política.

“Participar da última edição do PalcoN foi fundamental para meu trabalho como assessora e consultora. Melhorou a minha estrutura de fala, minha percepção de palco, ritmo da apresentação e minha conexão com a audiência. Valeu muito a pena!”

Melissa Carvalho – Consultora em Marketing Político

Desenvolver uma boa ideia e ser capaz de comunica-la de maneira clara, objetiva e interessante  faz toda diferença na hora de apresentar o projeto! Eu descobri com o Eduardo Murad  que existem técnicas suaves para fazer uma apresentação de impacto. Participando do ultimo #PalcoN aprendi os segredos que ninguém te conta, mas ele sim!

Elaine Moreira – Produtora Cultural

E neste final de semana chegamos ao fim do curso PalcoN: ideias que comunicam. Um mix de aprendizados sobre oratória e pitch empresarial. Foi muito bom poder aprimorar os conhecimentos para melhor comunicar as nossas ideias ao mundo. Obrigada pelos ensinamentos afetuosos. Adorei aprender e trocar com vocês: Eduardo Murad, Ricardo Campos, Joselaine Vezaro e Fernanda Galvão. ????

Cris Rocha – Atriz, Produtora Cultural, Professora de teatro e ThetaHealer

O curso PalcoN me fez pensar que cada palavra importa numa apresentação, seja ela de 30 segundos ou de 15 minutos. É preciso pensar em tudo: na abertura, no impacto que queremos causar em nossa audiência/plateia e no fechamento. Tudo ensinado por meio de dinâmicas divertidas e colaborações mútuas, pontuadas pelo Murad. Valeu super a pena!

Patricia Zamprogno Tavares – Gerente de Prospecção e Novas Tecnologias da Diretoria de Informática – IBGE

“Após o curso, minhas apresentações ficaram mais claras e objetivas nas missões técnicas, encontros diplomáticos e eventos técnico-científicos do IBGE. Eduardo, sempre gentil e atencioso, nos desperta a capacidade de irmos além do óbvio.”

Sérgio Siqueira Loureiro – Chief Compliance Officer

“O processo de coach em Técnicas de Apresentação e Oratória com o Eduardo foi transformador. Aprimorei competências e habilidade em oratório e apresentações empresariais, em especial quanto participação em entrevistas e debate de forma a estruturar adequadamente a estratégia de apresentação, a arquitetura da informação, o improviso e a linguagem corporal.”

Realização

Parceiros

Dicas e conteúdos adicionais

Vídeo sobre a Metodologia PALCO_N.
Vídeo sobre os agentes de fala de um Pitch.
Vídeo sobre a importância do Local e o Tempo em apresentações memoráveis.
Vídeo sobre as análises do contexto e seu papel nas estratégias de fala.
Vídeo sobre a seleção, hierarquia e sequência dos conteúdos de uma fala.
Vídeo sobre a estrutura Narrativa de uma fala impactante.

Sobre o site
EduardoMurad.com.br é um espaço para desenvolvimento integral de soft e hard skills. Potencializa as competências, habilidades e atitudes de lideranças inovadoras, humanizadas e de alto desempenho.

Você encontrará artigos, podcasts, vídeos, e-books, ferramentas e cursos atualizados, úteis e práticos sobre: liderança, comunicação de impacto, negociação, desenvolvimento humano, gestão de pessoas.